10 aplicativos essenciais que podem facilitar a vida de um SysAdmin

10 aplicativos essenciais que podem facilitar a vida de um SysAdmin

Em 2017, perguntamos para nossos SysAdmin quais aplicativos eles não poderiam viver sem. Esse ano decidimos expandir essa pesquisa. Para fazer isso, fomos até o Reddit e tivemos muito feedback. Portanto, confira os resultados em um top 10.

10. OpenVPN

A OpenVPN cria uma conexão segura entre dois sites e faz rodar a maioria dos sistemas operacionais.

9. Putty

Putty é outro aplicativo de código aberto. Pode ser usado como um emulador de terminal, console serial e aplicativo de transferência de arquivos em rede.

8. RD Client

Um dos motivos que fazem esse aplicativo tão popular é que ele permite que você acesse e administre seu PC e outros dispositivos de qualquer lugar. Gratuito e disponível para Windows. Android, iOS e macOS.

7. PTGR Network Monitor

Ele monitora cada aspecto da infraestrutura do TI, suporta a maioria das tecnologias e serve em todas as plataformas. Ajuda a identificar e corrigir irregularidades antes que ocorram interrupções, 24 horas por dia e sete dias da semana. Disponível em iOS e Android.

6. PDQ Deploy e PDQ Inventory

A combinação de PDQ possibilita implementar aplicativos ou patches em todos os computadores da empresa, além de poder analisar, coletar e administrar hardware, software e configurações do Windows. Eles oferecem uma versão gratuita.

5. PowerShell

Automação e configuração gerencial fazem a vida de qualquer administrador mais fácil. Não é de se espantar que o PowerShell esteja na lista. Desde 2016 tem o código aberto e por isso funciona em mais sistemas operacionais.

4. Wireshark

Esse é um aplicativo gratuito open source que ajuda a solucionar problemas e ainda analisar sua network. Disponível para Linux, macOs, Windows e entre muitos outros.

3. KeePass

Esse é um gerenciador de senhas e ficou entre os três mais recomendados pelos SysAdmin. Está disponível em diferentes versões para macOs, Linux, Windows, além de Android e iOS.

2. Notepad++

Esse editor de texto e códigos fontes do Windows pode ser um editor de código aberto gratuito, leve e eficiente. Muita gente relatou usar o Notepad++ como parte de sua rotina diária.

1. mRemoteNG

Outro aplicativo de código aberto e de graça para gerenciamento remoto. Sucessor do mRemote, roda no WindowsOS. Ideal para quem precisa gerenciar e agrupar múltiplas conexões remotas.

Agora, iremos um pouco mais fundo e incluímos categorias para todos os aplicativos e analisamos o que apareceu com mais frequência em nossa pesquisa. Confira.

1. Aplicativos de acesso remoto

Muito do trabalho exige que vocês estejam sempre de olho para manter tudo funcionando o tempo todo. Por isso, essa é uma das ferramentas mais úteis, já que possibilita acesso ao computador de qualquer lugar remotamente.

2. Gerenciadores de senha

Muita gente tem dificuldade em memorizar a senha do próprio e-mail e redes sociais, portanto esse aplicativo é útil para gerenciar várias senhas de forma segura.

3. Aplicativos de notas e edição de código aberto

Para acompanhar todas as tarefas e dar conta de tudo, esse tipo de aplicativo ainda ajuda muitos profissionais em suas tarefas do dia a dia.

Gostaríamos de saber qual seu aplicativo favorito em sua vida SysAdmin. Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Fechar Menu