DevOps: um guia de conceitos básicos para iniciantes

DevOps: um guia de conceitos básicos para iniciantes

Hoje em dia, é praticamente impossível não ouvir falar sobre DevOps nas empresas de tecnologia. O termo é uma junção das palavras Development e Operations, basicamente é a união do conceito de desenvolvimento e operação dentro de uma única plataforma.

Com o crescimento exponencial do DevOps no mercado de TI, profissionais sem experiência na ferramenta podem se prejudicar no futuro. Logo, para manter-se atualizado as novas tecnologias do mercado, separamos cinco tópicos para lançar luz sobre o tema.

Naturalmente ninguém se tornará especialista do dia para noite, os primeiros sinais do DevOps surgiram na Bélgica em 2009. Por isso, ainda há muito o que aprender e explorar na ferramenta.

Noções básicas

Os três pilares básicos que norteiam o DevOps são cultura, automação e medição, ou seja, seu propósito é a entrega, implementação e integração contínua.

Para se familiarizar adequadamente com a ferramenta, confira o webnar promovido pela equipe de Marketing New Relic < https://newrelic.com/webinar/DevOps-101-170315 >

Uma vez compreendido conceitos fundamentais do DevOps, o iniciante terá condições de compreender a como aumentar a maturidade com as organizações e fluxos de trabalho.

Cultura

O princípio fundamental do DevOps é permitir a integração entre o desenvolvimento e operações derrubando os métodos tradicionais de trabalho de equipes isoladas.

Porém, não é fácil conseguir mudar uma cultura de trabalho utilizando um sistema novo, isso requer desprender de uma série de conceitos práticos para atingir o objetivo comum.

Atualmente existem várias normas culturais de trabalho do DevOps relevantes para o mercado e profissionais disponíveis em fóruns e grupos na web.

Você pode conferir um breve resumo sobre a cultura do DevOps no blog de um dos mais respeitados cientistas da computação, Martin Fowler  < https://martinfowler.com/bliki/DevOpsCulture.html >

Já para se aprofundar no tema recomendamos o e-Book Kickstarting DevOps, desenvolvido pela New Relic e disponível gratuitamente.  < https://try.newrelic.com/rs/newrelic/images/NewRelic-Kickstarting-Devops-eBook.pdf >

Automação e ferramentas

Sem automação de tarefas e fluxo de trabalho não há sentido em implementar um sistema DevOps dentro da operação, afinal, para que as equipes possam focar em inovações, os erros e ineficiências não podem ser realizados manualmente.

Por isso, é aconselhável aos profissionais adotarem certos critérios para automatizar seu sistema DevOps, confira.

Automação e fluxo de trabalho: o software mais indicado para configurar a automação e fluxo de trabalho do DevOps é o Chef. Embora outras ferramentas como o Puppet ou o Ansible também sejam, o Chef se mostrou mais eficiente no quesito automação;

Priorizando a automação: esse é um processo de quatro etapas para atingir um bom nível de monitoramento contínuo: avaliação de necessidades, identificação de potenciais gargalos, considerações gerais sobre ROI e avaliação de relatórios;

Segurança: o sucesso do DevOps está diretamente ligado a segurança dos processos automatizados, para compreender melhor sobre as melhores práticas de segurança para o DevOps, confira o texto de Isaac Eldridge da New Relic  < https://blog.newrelic.com/technology/what-is-secdevops/ >

Medição

Não é possível obter êxito utilizando o DevOps sem que haja uma medição precisa do desempenho e produtividade nos monitores do projeto em questão.

Para compreender melhor a complexidade que envolve a medição em operações do DevOps, confira o eBook DevOps Without Measurement Is a Fail de 2018  < https://newrelic.com/resource/how-to-measure-the-success-of-devops >

Após compreender os principais conceitos de medição será mais fácil conduzir os processos dentro das operações com as ferramentas de alta performance e compatíveis com o DevOps.

Ainda há muito para ser explorado nessa crescente tendência de integrar o desenvolvimento com a operação, mas mesmo assim, o retorno para as companhias está compensando o investimento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu