Guia básico para iniciantes: como contribuir com os projetos de código aberto

Guia básico para iniciantes: como contribuir com os projetos de código aberto

Uma das maiores demandas do século XXI sem dúvidas são os softwares de código aberto por diversas razões. Entre elas estão a quebra de monopólios e o aprimoramento dos softwares pelos próprios usuários.

Atualmente, depois de batalhas judiciais e até mesmo pela conveniência das empresas, muitos softwares saem no mercado com o código aberto.

Como consequência, diversas comunidades de programadores, engenheiros e desenvolvedores trabalham em conjunto para encontrar falhas e erros, corrigir e evoluir os programas.

Porém, muitas pessoas acreditam que somente as mentes mais afiadas são capazes de dar esse suporte. Isso não é verdade. As comunidades de desenvolvedores que trabalham em códigos abertos possuem profissionais de todos os níveis.

Naturalmente essas pessoas costumam trabalhar nesses projetos durante seu tempo livre, por isso, qualquer contribuição, seja identificar um pequeno bug ou um compilador, é um avanço e contribui para significativamente para o todo.

Por isso, confira algumas dicas simples de como fazer parte dessa comunidade open source e ajudar outros usuários.

Reportar erros

Quando alguém usa um software e encontra algum bug ou conflito, geralmente busca uma forma de contornar o problema e continuar utilizando o programa. Porém, em softwares open source é importante reportar o erro e se possível rastreá-lo.

Porém, nem sempre o conflito está no código, muitas vezes ele pode estar dentro da documentação do programa. De qualquer forma, reportar um erro contribui para que os desenvolvedores do projeto consigam identificar e corrigir o problema em questão.

Enviar sugestões

Se engana quem acredita que os desenvolvedores têm uma visão mais ampla em comparação com os usuários de um software. Embora eles estejam mais familiarizados com a arquitetura, a visão do usuário está isenta da sobrecarga dos desenvolvedores.

Uma das melhores formas de contribuir com a equipe desenvolvedora, além de reportar um erro, é enviar uma sugestão sobre o código ou documentação do software. É igualmente importante oferecer os suportes disponíveis para as equipes com estrelas ou votos.

Responda a e faça perguntas

Fazer parte de comunidades de desenvolvedores online é fundamental. Muitas perguntas realizadas nos fóruns têm tanta importância quanto os próprios códigos do software.

Além disso, a troca de experiência entre os profissionais de diferentes níveis, linguagens e área de atuação, contribuem para a formação de muitas pessoas que não teriam acesso a esse conhecimento de outra forma.

Faça um blog e seja ativo nas redes sociais

Compartilhar e descrever os problemas através de blog ou redes sociais é uma ótima forma de buscar contribuição, ideias e soluções. Além disso, ser visto pela comunidade e ser membro ativo é importante para fortalecer e aprimorar.

Participe de encontros

Embora a internet seja um dos melhores meios de comunicação que o ser humano dispõe no seu dia a dia, a contato pessoal continua sendo o mais proveitoso e vantajoso para todos.

Além de esclarecer muitas questões de maneira rápida, acessível e dinâmica, encontros e reuniões são uma excelente ferramenta para ampliar sua rede de contatos e até mesmo encontrar pessoas dispostas a contribuírem em projetos pessoais.

Comece projetos colaborativos

Trabalhar em projetos com outros desenvolvedores pode ser ótimo também. Se você decidiu que é a hora de começar, confira algumas dicas.

Nunca esqueça de reportar erros para que os outros possam contribuir e melhorar o projeto, rastreie e acrescente melhorias, mas antes não esqueça de olhar as regras do projeto, documente e especifique.

Dedicar um tempo nas documentações podem evitar dores de cabeça e deixar informações essenciais a acesso livre economizará o tempo de todos.

Por último, não esqueça de avisar aos colegas se está disponível ou não para resolver qualquer problema. Dar uma prévia de suas habilidades é importante para que as tarefas sejam delegadas de forma mais assertiva.

Portanto, independentemente do nível e habilidades profissionais, todos os profissionais de TI têm condições de contribuir para um software de código aberto.

Deixe uma resposta

Fechar Menu