Utilize o New Relic Insights com o Fastly CDN para monitoramento de dados

Utilize o New Relic Insights com o Fastly CDN para monitoramento de dados

Geralmente, em projetos onde é necessário o CDN para hospedar recursos de aplicativos na Web front-end, é comum encontrar dificuldades em determinar onde estão os erros que o cliente reporta.

Não raramente, quando o usuário encontra a fonte do problema não tem acesso para resolvê-los. Porém, ferramentas de rastreamento de erros de transação de aplicativos e tempos de carregamento como as oferecidas pela New Relic, também são capazes de identificar e rastrear os dados gerados pelo CDN.

De acordo com Rebbeca Holzschuh, engenheira de software sênior da New Relic, a empresa utiliza o Fastly CDN para hospedar os recursos front-end do site, HTML, JavaScript e CSS.

Embora a New Relic não ofereça suporte oficial ao Fastly CDN, a equipe de desenvolvimento criou a ferramenta Insight para comparar erros gerados no CDN.

O Insight fornece dados analíticos em tempo real na conta do Fastly permitindo um monitoramento simulado dentro da ferramenta da New Relic.

Esse serviço só é possível no CDN do Fastly por utilizar especificamente seu API, ferramentas de outras empresas podem ou não disponibilizar seu API.

Pipelines Fast-to-Insight

Dentro do Fastly, o API analytics envia valores agregados em tempo real como o tempo de resposta, solicitações, ocorrência de erros, do cache entre outros. Para o Fastly e o Insights se comunicarem é necessário criar um proxy para enviar os resultados de uma ferramenta para a outra.

Por isso o usuário precisará de:

  • Uma conta ativa do New Relic Insights;
  • Uma conta ativa Fastly com acesso a leitura;
  • Insert Key da New Relic e Fastly API Key;
  • Uma conta ativa no Docker;
  • Servidor dedicado para executar a imagem do Docker;

Uma vez baixado o Docker e instalado no servidor, execute-o com as seguintes variáveis de ambiente: ACCOUNT_ID, FASTLY_KEY, INSERT_KEY e SERVICES.

Após executar o programa o usuário poderá visualizar o painel do Fastly Metrics dentro dos padrões do Insights.

Porém, ainda é necessário consultar alguns dados do Fastly para preencher o painel do Insights e dar um panorama mais completo sobre o status dos dados CDN.

É importante lembrar que a ferramenta Insights da New Relic foi desenvolvida para uso interno, porém o resultado mostrou que era possível lançar como um suporte para outros clientes e empresas que utilizavam o Fastly.

Segundo Holzschuh, a procura de clientes por uma ferramenta para otimizar o monitoramento do CDN do Fastly seria ótimo. Por isso, o Insights não é um suporte oficial do Fastly.

Por ser um produto novo no mercado ainda há muitas descobertas e contribuições a serem feitas, mas a expectativa é que os processos solução nos problemas de transação no CDN seja mais simples e dinâmico.

 

Este artigo foi útil? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu